Ensinar
os filhos a ler é um processo que traz realização e aprendizado, tanto
para os pais como para os filhos. E o caminho pode começar a ser
trilhado em casa, seja porque você deseja dar uma vantagem ao seu filho
ou porque ele já demonstrou interesse. Com as ferramentas e táticas
certas, seus filhos aprenderão a ler mais rápido do que você imagina.
Parte 1 de 3: Começando Cedo
1
Leia para a criança regularmente. Como tudo na vida, ela não pode ficar
boa em algo se não houver contato antes. Para despertar o interesse na
leitura, é preciso que se leia para ela regularmente. Se possível,
comece quando ela ainda for um bebê. Escolha livros apropriados para o
nível de comreensão dela; isso significa que de 3 a 4 livros pequenos e
bem simples podem ser um bom começo.
Conforme ela evoluir para o primário, leia livros que estejam um pouco
acima do nível de compreensão dela, mas que tenha uma história
interessante e cativante.
Procure livros que estimulem outros sentidos além da leitura para ajudar
a criança a interagir conforme você conta a história para ela. Por
exemplo, encontre livros que contenham páginas que estimulem o tato,
produzam sons diferentes ou contenham aromas.
2
Faça perguntas interativas. Mesmo antes da criança aprender a ler, elas
podem aprender a compreensão de texto. Conforme você lê a história para
ela, faça perguntas sobre os personagens e o enredo. Para um bebê de 2
anos, por exemplo, pergunte “Você está vendo o cachorro? Qual é o nome
do cachorro?” As perguntas podem ir ficando cada vez mais difíceis
conforme o nível de leitura aumenta.
Ajude seu filho a desenvolver uma linha de pensamento ao fazer perguntas
que exijam uma frase completa. Talvez seja preciso esperar até que ele
tenha 4 ou 5 anos de idade para conseguir fazer isso.
3
Deixe os livros acessíveis. Não adianta ter uma biblioteca se os livros
não podem ser facilmente alcançados pela criança. Mantenha-os em lugares
baixos e a onde ela costuma brincar para que ela comece a associar a
leitura a algo lúdico.
Como seu filho irá manusear os livros com frequência, escolha aqueles
que tenham um material de fácil limpeza e que podem ser danificados com o
uso. Para crianças muito pequenas, não se aconselha comprar aqueles
livros caríssimos que contêm figuras tridimensionais que se erguem
conforme as páginas são abertas.
Até a criança ter idade para o primário, invista em um móvel para
guardar os livros que seja funcional. Deixe o visual para mais tarde.
4
Dê o bom exemplo. Mostre ao seu filho que a leitura é interessante e que
traz um conhecimento de valor inestimável. E isso só pode ser feito se
você mesmo tiver o hábito de ler. Passe pelo menos 10 minutos por dia
lendo quando a criança estiver por perto para que ela veja que a leitura
faz parte do seu dia-a-dia. Mesmo que você não seja um leitor ávido,
sempre há alternativas - uma revista, jornal ou um livro de receitas.
Todos contam. Seu filho logo logo ficará interessado em ler,
simplesmente porque viu você fazendo isso.
Envolva o seu filho na sua rotina de leitura. Caso o conteúdo do que
você estiver lendo for apropriado para crianças também, comente sobre
isso. Ao mesmo tempo, aponte as palavras na página para ajudar a criança
a associar as linhas lidas com os sons que formam as palavras.
5
Obtenha acesso a uma biblioteca. Isso pode ser feito de duas maneiras:
você pode montar a sua própria mini-biblioteca com dezenas de títulos em
casa mesmo ou fazer uma carteirinha na biblioteca pública mais próxima
da sua casa. Ao ter uma variedade de livros disponíveis, a criança
ficará mais interessada em ler (o que vale principalmente para as mais
velhas), além de ajudá-la a incorporar mais palavras ao vocabulário
dela.
6
Comece a associar as palavras com os seus respectivos sons. Antes mesmo
de ensinar o alfabeto e o som de cada letra, ajude a criança a entender
que as linhas da página estão diretamente relacionadas às palavras que
você está dizendo. Vá apontando para as palavras conforme você for
lendo. Assim ela irá aprender o padrão de tamanho e som das palavras nas
linhas da página conforme você for lendo.
7
Evite o uso de fichas ilustrativas. Até recentemente, as empresas
vendiam fichas especiais para bebês e crianças em idade pré-escolar para
que elas pudessem ler. Mas ao invés disso, essas fichas treinam as
crianças a associarem determinada palavra com a imagem usada na ficha.
Para aprender a ler de verdade, é melhor seguir as instruções abaixo.
Parte 2 de 3: Ensinando o Básico
1
Ensine o alfabeto. Assim que a criança tiver consciência das palavras,
comece a desmembrar as palavras em letras individuais. Há a música do
alfabeto, mas você pode usar a criatividade para ajudar o pequeno a
aprender o alfabeto. Explique que cada letra tem um nome, mas ainda não é
preciso incorporar o som de cada uma.
Ensine as letras minúsculas primeiro. Elas formam a maioria das palavras
impressas e são muito mais importantes para o desenvolvimento de
habilidades de leitura.
Experimente fazer cada letra com massinha de modelar e usá-las para
fazer um jogo no qual a criança tem que acertar uma letra específica com
uma bolinha. Pode-se também brincar de pescar letras de isopor da
banheirinha. Esses são jogos interativos que irão estimular o
desenvolvimento da criança em vários níveis diferentes.
2
Trabalhe com o desenvolvimento da consciência fonética. Um dos passos
mais importantes ao ensinar a ler é associar um som falado a uma letra
ou a um par de letras. Esse processo é conhecido como consciência
fonética. Há 44 sons criados pelas 26 letras do nosso alfabeto, e cada
som deve ser ensinado com o par de letras correspondente. Isso inclui
tanto os sons curtos como os compridos de cada letra, assim como
combinações especiais de letras (como ‘ch’ e ‘nh’, por exemplo).
Concentre-se em uma única letra/parte/som de cada vez. Evite confundir a
criança e crie uma base sólida trabalhando em um ritmo constante
através de todos os sons da fala.
Dê exemplos da vida real para cada som da fala. Por exemplo, diga que a
letra ‘A’ faz o som de ‘á’, como no começo da palavra ‘amor’. Isso pode
ser transformado em um jogo de adivinhação, no qual você fala uma letra e
a criança tem que dar uma palavra que comece com essa letra.
Use jogos parecidos com aqueles usados para ensinar o alfabeto. Eles
devem trazer uma combinação de pensamento crítico por parte da criança a
fim de determinar correlações entre sons e letras.
Fica mais fácil para as crianças desenvolverem consciência fonética se
as palavras forem desmembradas o máximo possível. Isso pode ser feito
com um jogo de bater palmas (a criança bate palma para cada sílaba na
palavra) ou soletrando as palavras.
3
Ensine rimas. Elas ajudam a adquirir consciência fonética e a reconhecer
as letras, além de aprender as palavras básicas. Leia rimas de canções
para bebês, e depois faça listas fáceis de rimar, como não, pão, balão.
Seu filho vai começar a reconhecer padrões de sons presentes quando
determinadas letras aparecem juntas - nesse caso, o som do par de letras
‘ão’.
4
Ensine seu filho a ler usando fonética explícita. Tradicionalmente,
ensina-se as crianças a reconhecerem uma palavra baseadas no tamanho
dela e na primeira e última letras, além do som produzido. Esse método é
conhecido como fonética implícita - trabalhando da parte mais geral
para a mais específica. Mas estudos tem mostrado que o vocabulário lido
pode aumentar dramaticamente (de 900 para 30 mil até a terceira série)
se for usado o método oposto - fonética explícita. Ajude a criança a
começar a ler letra por letra sem se preocupar com a palavra inteira,
pelo menos no começo.
Não comece esse método até que a criança tenha adquirido consciência
fonética adequada. Se ela ainda não consegue associar sons com letras ou
pares de letras rapidamente, elas precisam de um pouco mais de prática
antes de lidarem com palavras completas.
5
Ensine seu filho a decifrar palavras. Aqui, a criança lê a palavra
falando os sons de cada letra ao invés de tentar ler a palavra inteira
de uma só vez. A leitura é dividida em duas partes principais:
decifrando a palavra e entendendo o seu sentido. Não espere que seu
filho consiga reconhecer e compreender as palavras nesse ponto; agora, o
importante é que ele saiba decifrar e ler letra por letra.
Ainda não é hora de usar histórias ou livros completos. É melhor usar
listas de palavras ou uma história bem básica (a qual não é baseada em
um enredo). Essa é outra excelente oportunidade para usar rimas.
Decifrar em voz alta é geralmente mais fácil para a criança aprender a
ler a palavra. Use o método de bater palmas para cada sílaba se
necessário.
Não seja muito rigoroso quanto à forma que a criança pronuncia os sons.
Sotaques regionais e habilidades auditivas fracas dificultam a tarefa de
pronunciar a maioria dos sons de uma forma academicamente correta.
Aceite o esforço da criança. Reconheça que aprender os sons é só um
passo intermediário até a criança aprender a ler.
6
Não se preocupe com a gramática. Crianças da pré-escola e ensino
infantil são bem concretas na forma de pensar, não conseguindo lidar com
conceitos complexos. Não é necessário, nesse momento, ensinar
consoantes, vogais, etc. Eles podem aprender a ler tranquilamente sem
essas regras. Aos 4 anos de idade, a criança já possui noções de
gramática, e, com o tempo necessário, ela aprenderá todas as regras
gramaticais formais. Neste estágio, você precisa apenas se concentrar na
habilidade mecânica de leitura, que é aprender a decodificar novas
palavras e incorporá-las na memória para obter fluência.
Parte 3 de 3: Aumentando o Nível de Dificuldade
1
Comece a dar histórias completas para seu filho. Ao começar o primário,
seu filho terá uma lista de materiais de leitura na escola. Ajude-o a
ler essas histórias inteiras estimulando o uso de fonética explícita e a
reconhecer o vocabulário. Conforme o reconhecimento de vocabulário
aumentar, a criança conseguirá uma maior compreensão de enredos e
significados.
Deixe a criança apreciar as ilustrações. A associação de imagens e palavras ajuda bastante a construir o vocabulário.
2
Peça para seu filho descrever a história para você. Depois de cada
sessão de leitura, peça a ele que descreva a história. Incentive a
criança a dar mais detalhes, mas não espere uma resposta elaborada. Uma
forma fácil e divertida é usar marionetes ou bonecos representando os
personagens na história. Assim, seu filho pode usá-los para contar a
história.
3
Faça perguntas sobre as histórias. Faça perguntas sobre o que a criança
acabou de ler. No começo, ela terá um pouco de dificuldade para pensar
com senso crítico sobre o significado das palavras e o desenvolvimento
dos personagens e do enredo. Porém, com o passar do tempo, ela irá
desenvolver as habilidades necessárias para responder as perguntas.
Faça uma lista de perguntas que seu filho consiga ler. A habilidade de
ler e entender as perguntas é quase tão importante quanto a de
respondê-las.
Comece com perguntas diretas, tais como ‘Quem era o personagem principal
do livro?’ ao invés de perguntas vagas como ‘Por que o personagem
principal estava triste?’
4
Ensine o seu filho a escrever ao mesmo tempo que ensina a ler. A criança
aprende a ler mais rápido e com mais facilidade se aprender a escrever
ao mesmo tempo. A memorização das letras, juntamente com o ato de ouvir
os sons e de vê-las na forma escrita, vai reforçar o aprendizado. Por
isso, ensine o seu filho a escrever letras e palavras.
Você perceberá uma melhora nas habilidades de leitura da criança
conforme ela for decifrando as palavras e soletrando-as em voz alta. Mas
trabalhe de forma gradual e sem cobrar perfeição dela.
5
Continue lendo para o seu filho. Assim como você ensinou a ele o prazer
da leitura antes mesmo de ele saber como ler, procure continuar lendo
para ele diariamente. A criança irá desenvolver uma consciência fonética
mais forte, pois estarão vendo as palavras conforme você as lê.
6
Peça à criança para ler em voz alta para você. Assim você poderá avaliar
melhor a habilidade de leitura dela, que será forçada a ir mais devagar
e a pronunciar corretamente as palavras. Evite interrompê-la para fazer
correções durante a leitura, pois isso pode interferir no proceso de
pensamento linear da criança e dificultar a compreensão do que está
sendo lido.
A leitura em voz alta não precisa ficar restrita a livros. Toda vez que
houver palavras escritas ao redor, peça a seu filho para lê-las em voz
alta. Sinais de trânsito são um ótimo exemplo visto todos os dias para a
prática da leitura.
Dicas
Contrariando algumas propragandas enganosas, os bebês não conseguem
aprender a ler. Eles podem até reconhecer alguns formatos de palavras e
correlacioná-los a figuras, mas esse processo está longe de ser
considerado leitura. A maioria das crianças só está pronta para ler com 3
ou 4 anos.
A maioria das crianças pode aprender a ler com 4 anos. Pode-se começar
com os sons das letras. Instruções de leitura simples podem ser
iniciadas com essa idade também.
Se o seu filho não tiver paciência para aprender a ler e preferir
assistir TV, tente acionar a função "Close Caption" e encoraje-o a
seguir a legenda.
Ensinar
os filhos a ler é um processo que traz realização e aprendizado, tanto
para os pais como para os filhos. E o caminho pode começar a ser
trilhado em casa, seja porque você deseja dar uma vantagem ao seu filho
ou porque ele já demonstrou interesse. Com as ferramentas e táticas
certas, seus filhos aprenderão a ler mais rápido do que você imagina.
Parte 1 de 3: Começando Cedo
1
Leia para a criança regularmente. Como tudo na vida, ela não pode ficar
boa em algo se não houver contato antes. Para despertar o interesse na
leitura, é preciso que se leia para ela regularmente. Se possível,
comece quando ela ainda for um bebê. Escolha livros apropriados para o
nível de comreensão dela; isso significa que de 3 a 4 livros pequenos e
bem simples podem ser um bom começo.
Conforme ela evoluir para o primário, leia livros que estejam um pouco
acima do nível de compreensão dela, mas que tenha uma história
interessante e cativante.
Procure livros que estimulem outros sentidos além da leitura para ajudar
a criança a interagir conforme você conta a história para ela. Por
exemplo, encontre livros que contenham páginas que estimulem o tato,
produzam sons diferentes ou contenham aromas.
2
Faça perguntas interativas. Mesmo antes da criança aprender a ler, elas
podem aprender a compreensão de texto. Conforme você lê a história para
ela, faça perguntas sobre os personagens e o enredo. Para um bebê de 2
anos, por exemplo, pergunte “Você está vendo o cachorro? Qual é o nome
do cachorro?” As perguntas podem ir ficando cada vez mais difíceis
conforme o nível de leitura aumenta.
Ajude seu filho a desenvolver uma linha de pensamento ao fazer perguntas
que exijam uma frase completa. Talvez seja preciso esperar até que ele
tenha 4 ou 5 anos de idade para conseguir fazer isso.
3
Deixe os livros acessíveis. Não adianta ter uma biblioteca se os livros
não podem ser facilmente alcançados pela criança. Mantenha-os em lugares
baixos e a onde ela costuma brincar para que ela comece a associar a
leitura a algo lúdico.
Como seu filho irá manusear os livros com frequência, escolha aqueles
que tenham um material de fácil limpeza e que podem ser danificados com o
uso. Para crianças muito pequenas, não se aconselha comprar aqueles
livros caríssimos que contêm figuras tridimensionais que se erguem
conforme as páginas são abertas.
Até a criança ter idade para o primário, invista em um móvel para
guardar os livros que seja funcional. Deixe o visual para mais tarde.
4
Dê o bom exemplo. Mostre ao seu filho que a leitura é interessante e que
traz um conhecimento de valor inestimável. E isso só pode ser feito se
você mesmo tiver o hábito de ler. Passe pelo menos 10 minutos por dia
lendo quando a criança estiver por perto para que ela veja que a leitura
faz parte do seu dia-a-dia. Mesmo que você não seja um leitor ávido,
sempre há alternativas - uma revista, jornal ou um livro de receitas.
Todos contam. Seu filho logo logo ficará interessado em ler,
simplesmente porque viu você fazendo isso.
Envolva o seu filho na sua rotina de leitura. Caso o conteúdo do que
você estiver lendo for apropriado para crianças também, comente sobre
isso. Ao mesmo tempo, aponte as palavras na página para ajudar a criança
a associar as linhas lidas com os sons que formam as palavras.
5
Obtenha acesso a uma biblioteca. Isso pode ser feito de duas maneiras:
você pode montar a sua própria mini-biblioteca com dezenas de títulos em
casa mesmo ou fazer uma carteirinha na biblioteca pública mais próxima
da sua casa. Ao ter uma variedade de livros disponíveis, a criança
ficará mais interessada em ler (o que vale principalmente para as mais
velhas), além de ajudá-la a incorporar mais palavras ao vocabulário
dela.
6
Comece a associar as palavras com os seus respectivos sons. Antes mesmo
de ensinar o alfabeto e o som de cada letra, ajude a criança a entender
que as linhas da página estão diretamente relacionadas às palavras que
você está dizendo. Vá apontando para as palavras conforme você for
lendo. Assim ela irá aprender o padrão de tamanho e som das palavras nas
linhas da página conforme você for lendo.
7
Evite o uso de fichas ilustrativas. Até recentemente, as empresas
vendiam fichas especiais para bebês e crianças em idade pré-escolar para
que elas pudessem ler. Mas ao invés disso, essas fichas treinam as
crianças a associarem determinada palavra com a imagem usada na ficha.
Para aprender a ler de verdade, é melhor seguir as instruções abaixo.
Parte 2 de 3: Ensinando o Básico
1
Ensine o alfabeto. Assim que a criança tiver consciência das palavras,
comece a desmembrar as palavras em letras individuais. Há a música do
alfabeto, mas você pode usar a criatividade para ajudar o pequeno a
aprender o alfabeto. Explique que cada letra tem um nome, mas ainda não é
preciso incorporar o som de cada uma.
Ensine as letras minúsculas primeiro. Elas formam a maioria das palavras
impressas e são muito mais importantes para o desenvolvimento de
habilidades de leitura.
Experimente fazer cada letra com massinha de modelar e usá-las para
fazer um jogo no qual a criança tem que acertar uma letra específica com
uma bolinha. Pode-se também brincar de pescar letras de isopor da
banheirinha. Esses são jogos interativos que irão estimular o
desenvolvimento da criança em vários níveis diferentes.
2
Trabalhe com o desenvolvimento da consciência fonética. Um dos passos
mais importantes ao ensinar a ler é associar um som falado a uma letra
ou a um par de letras. Esse processo é conhecido como consciência
fonética. Há 44 sons criados pelas 26 letras do nosso alfabeto, e cada
som deve ser ensinado com o par de letras correspondente. Isso inclui
tanto os sons curtos como os compridos de cada letra, assim como
combinações especiais de letras (como ‘ch’ e ‘nh’, por exemplo).
Concentre-se em uma única letra/parte/som de cada vez. Evite confundir a
criança e crie uma base sólida trabalhando em um ritmo constante
através de todos os sons da fala.
Dê exemplos da vida real para cada som da fala. Por exemplo, diga que a
letra ‘A’ faz o som de ‘á’, como no começo da palavra ‘amor’. Isso pode
ser transformado em um jogo de adivinhação, no qual você fala uma letra e
a criança tem que dar uma palavra que comece com essa letra.
Use jogos parecidos com aqueles usados para ensinar o alfabeto. Eles
devem trazer uma combinação de pensamento crítico por parte da criança a
fim de determinar correlações entre sons e letras.
Fica mais fácil para as crianças desenvolverem consciência fonética se
as palavras forem desmembradas o máximo possível. Isso pode ser feito
com um jogo de bater palmas (a criança bate palma para cada sílaba na
palavra) ou soletrando as palavras.
3
Ensine rimas. Elas ajudam a adquirir consciência fonética e a reconhecer
as letras, além de aprender as palavras básicas. Leia rimas de canções
para bebês, e depois faça listas fáceis de rimar, como não, pão, balão.
Seu filho vai começar a reconhecer padrões de sons presentes quando
determinadas letras aparecem juntas - nesse caso, o som do par de letras
‘ão’.
4
Ensine seu filho a ler usando fonética explícita. Tradicionalmente,
ensina-se as crianças a reconhecerem uma palavra baseadas no tamanho
dela e na primeira e última letras, além do som produzido. Esse método é
conhecido como fonética implícita - trabalhando da parte mais geral
para a mais específica. Mas estudos tem mostrado que o vocabulário lido
pode aumentar dramaticamente (de 900 para 30 mil até a terceira série)
se for usado o método oposto - fonética explícita. Ajude a criança a
começar a ler letra por letra sem se preocupar com a palavra inteira,
pelo menos no começo.
Não comece esse método até que a criança tenha adquirido consciência
fonética adequada. Se ela ainda não consegue associar sons com letras ou
pares de letras rapidamente, elas precisam de um pouco mais de prática
antes de lidarem com palavras completas.
5
Ensine seu filho a decifrar palavras. Aqui, a criança lê a palavra
falando os sons de cada letra ao invés de tentar ler a palavra inteira
de uma só vez. A leitura é dividida em duas partes principais:
decifrando a palavra e entendendo o seu sentido. Não espere que seu
filho consiga reconhecer e compreender as palavras nesse ponto; agora, o
importante é que ele saiba decifrar e ler letra por letra.
Ainda não é hora de usar histórias ou livros completos. É melhor usar
listas de palavras ou uma história bem básica (a qual não é baseada em
um enredo). Essa é outra excelente oportunidade para usar rimas.
Decifrar em voz alta é geralmente mais fácil para a criança aprender a
ler a palavra. Use o método de bater palmas para cada sílaba se
necessário.
Não seja muito rigoroso quanto à forma que a criança pronuncia os sons.
Sotaques regionais e habilidades auditivas fracas dificultam a tarefa de
pronunciar a maioria dos sons de uma forma academicamente correta.
Aceite o esforço da criança. Reconheça que aprender os sons é só um
passo intermediário até a criança aprender a ler.
6
Não se preocupe com a gramática. Crianças da pré-escola e ensino
infantil são bem concretas na forma de pensar, não conseguindo lidar com
conceitos complexos. Não é necessário, nesse momento, ensinar
consoantes, vogais, etc. Eles podem aprender a ler tranquilamente sem
essas regras. Aos 4 anos de idade, a criança já possui noções de
gramática, e, com o tempo necessário, ela aprenderá todas as regras
gramaticais formais. Neste estágio, você precisa apenas se concentrar na
habilidade mecânica de leitura, que é aprender a decodificar novas
palavras e incorporá-las na memória para obter fluência.
Parte 3 de 3: Aumentando o Nível de Dificuldade
1
Comece a dar histórias completas para seu filho. Ao começar o primário,
seu filho terá uma lista de materiais de leitura na escola. Ajude-o a
ler essas histórias inteiras estimulando o uso de fonética explícita e a
reconhecer o vocabulário. Conforme o reconhecimento de vocabulário
aumentar, a criança conseguirá uma maior compreensão de enredos e
significados.
Deixe a criança apreciar as ilustrações. A associação de imagens e palavras ajuda bastante a construir o vocabulário.
2
Peça para seu filho descrever a história para você. Depois de cada
sessão de leitura, peça a ele que descreva a história. Incentive a
criança a dar mais detalhes, mas não espere uma resposta elaborada. Uma
forma fácil e divertida é usar marionetes ou bonecos representando os
personagens na história. Assim, seu filho pode usá-los para contar a
história.
3
Faça perguntas sobre as histórias. Faça perguntas sobre o que a criança
acabou de ler. No começo, ela terá um pouco de dificuldade para pensar
com senso crítico sobre o significado das palavras e o desenvolvimento
dos personagens e do enredo. Porém, com o passar do tempo, ela irá
desenvolver as habilidades necessárias para responder as perguntas.
Faça uma lista de perguntas que seu filho consiga ler. A habilidade de
ler e entender as perguntas é quase tão importante quanto a de
respondê-las.
Comece com perguntas diretas, tais como ‘Quem era o personagem principal
do livro?’ ao invés de perguntas vagas como ‘Por que o personagem
principal estava triste?’
4
Ensine o seu filho a escrever ao mesmo tempo que ensina a ler. A criança
aprende a ler mais rápido e com mais facilidade se aprender a escrever
ao mesmo tempo. A memorização das letras, juntamente com o ato de ouvir
os sons e de vê-las na forma escrita, vai reforçar o aprendizado. Por
isso, ensine o seu filho a escrever letras e palavras.
Você perceberá uma melhora nas habilidades de leitura da criança
conforme ela for decifrando as palavras e soletrando-as em voz alta. Mas
trabalhe de forma gradual e sem cobrar perfeição dela.
5
Continue lendo para o seu filho. Assim como você ensinou a ele o prazer
da leitura antes mesmo de ele saber como ler, procure continuar lendo
para ele diariamente. A criança irá desenvolver uma consciência fonética
mais forte, pois estarão vendo as palavras conforme você as lê.
6
Peça à criança para ler em voz alta para você. Assim você poderá avaliar
melhor a habilidade de leitura dela, que será forçada a ir mais devagar
e a pronunciar corretamente as palavras. Evite interrompê-la para fazer
correções durante a leitura, pois isso pode interferir no proceso de
pensamento linear da criança e dificultar a compreensão do que está
sendo lido.
A leitura em voz alta não precisa ficar restrita a livros. Toda vez que
houver palavras escritas ao redor, peça a seu filho para lê-las em voz
alta. Sinais de trânsito são um ótimo exemplo visto todos os dias para a
prática da leitura.
Dicas
Contrariando algumas propragandas enganosas, os bebês não conseguem
aprender a ler. Eles podem até reconhecer alguns formatos de palavras e
correlacioná-los a figuras, mas esse processo está longe de ser
considerado leitura. A maioria das crianças só está pronta para ler com 3
ou 4 anos.
A maioria das crianças pode aprender a ler com 4 anos. Pode-se começar
com os sons das letras. Instruções de leitura simples podem ser
iniciadas com essa idade também.
Se o seu filho não tiver paciência para aprender a ler e preferir
assistir TV, tente acionar a função "Close Caption" e encoraje-o a
seguir a legenda.
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