Como se desenvolve a criança do maternal?


Aos 2 anos
Aos dois anos, a criança demontra certa independência, é capaz de realizar atividades mais complexas e relaciona-se mais facilmente com adultos e com outras crianças.
a) Desenvolvimento físico e motor:
• abre e fecha portas (com o trinco somente);
• sobe e desce da cama sozinha;
• sobe escadas colocando os pés em cada degrau;
• corre relativamente bem;
• participa do ato de despir-se e descalçar-se;
• rabisca numa folha grande de papel;
• encaixar cubos de diferentes dimensões.
b) Desenvolvimento mental:
• identifica algumas cores, embora não cite ainda seus nomes;
• conhece seu próprio nome;
• repete palavras, com alguma correção;
• conta até 3 (por imitação e memorização, sem que isso signifique que compreenda);
• reconhece objetos ou pessoas vistas cerca de dois meses antes;
• forma frases com duas ou três palavras, apresentando aumento de vocabulário;
• começa a formar frases negativas e interrogativas;
• inicia o emprego do “quem”.
c) Desenvolvimento socioemocional:
• reconhece expressões fisionômicas;
• reconhece a mãe em fotografias;
• compreende ordens negativas e proibições;
• necessita estar sempre ocupada;
• necessita muito da assistencia da mãe ou substituita;
• é negativista (gosta de ser do contra, ou recusar, protestar);
• começa a procurar um companheiro para brincar (a convivência com estranhos é útil par o seu desenvolvimento socioemocional).
A criança aos 3 anos:
a) Desenvolvimento físico e motor:
• continua aprendendo a coordenar os músculos maiores, por meio de atividades repetidas;
• sente prazer em correr e pular;
• no desenho, encontra-se na fase de rabiscação celular (começam a aparecer as primeiras formas circulares, ainda sem intenção definida);
• geralmente tem controle esfincteriano;
• pode agarrar bolas grandes com as duas mãos;
• pode construir uma torre de nove ou dez blocos;
• pode abotoar, mas não desabotoar.
b) Desenvolvimento cognitivo:
• começa a formar sentenças mais longas, com três ou quatro palavras;
• gosta de perguntar e repete constantemente as mesmas perguntas não só para confirmar as informações recebidas, como pelo prazer do diálogo;
• só ouve e compreende de fato o que lhe é dito diretamente;
• gosta de inventar nomes para pessoas e objetos;
• gosta de inventar histórias, que conta como verdadeiras, sem intenção de mentir;
• pode comparar tamanhos;
• começa a usar números com significado;
• começa a aprender cores e figuras;
• a duração da atenção depende do interesse na atividade;
• pode aprender semelhanças e diferenças;
• pode aprender a seguir ordens de dois passos (duas etapas);
• começa a entender direções (embaixo, em cima);
• interessa-se pelo funcionamento das coisas e como elas são usadas;
• começa a interessar-se por usar palavras que definem tempo (merenda, recreio, parquinho);
• pode falar até 10, embora só possa contar dois objetos;
• começa a enteder o significado de “mais”.
c) Desenvolvimento da linguagem oral:
• gosta de falar, usar palavras corretamente e relaciona palavras com ações;
• o vocabulário é geralmente de 750 palavras;
• entende e usa palavras abstratas, como em cima, embaixo, agora, depois;
• expressão comum: “Eu não sei”.
• ri muito;
• gosta de cantar;
• conversa com adultos, mas nem sempre está interessada em suas respostas;
• responde corretamente quando lhe perguntam sobre o que faz uma criança com fome, frio ou cansada.
• está mais aberta a falar palavras;
• gosta de elogios e aprovação;
• busca mais amizades com adultos e crianças, mas ainda gosta de brincar sozinha;
• torna-se perceptiva e reage a expressões de outros;
• começa a entender o significado de certo e errado;
• gosta de agir e fazer atividades de adultos (jogos dramáticos);
• mostra confiança e amor com palavras e ações;
• pode ter um companheiro de brincadeira imaginário – coisas imaginárias parecem ser bem reais;
• aparecem sentimentos de medo: cachorro, escuro, etc.
• não aceita alterações em suas rotinas, o que ocasiona conflito com outras crianças ou adultos;
• fala sozinha, praticando a linguagem e dando forma à imaginação;
• aparecem as dificuldades para a alimentação e o sono.


Aos 2 anos
Aos dois anos, a criança demontra certa independência, é capaz de realizar atividades mais complexas e relaciona-se mais facilmente com adultos e com outras crianças.
a) Desenvolvimento físico e motor:
• abre e fecha portas (com o trinco somente);
• sobe e desce da cama sozinha;
• sobe escadas colocando os pés em cada degrau;
• corre relativamente bem;
• participa do ato de despir-se e descalçar-se;
• rabisca numa folha grande de papel;
• encaixar cubos de diferentes dimensões.
b) Desenvolvimento mental:
• identifica algumas cores, embora não cite ainda seus nomes;
• conhece seu próprio nome;
• repete palavras, com alguma correção;
• conta até 3 (por imitação e memorização, sem que isso signifique que compreenda);
• reconhece objetos ou pessoas vistas cerca de dois meses antes;
• forma frases com duas ou três palavras, apresentando aumento de vocabulário;
• começa a formar frases negativas e interrogativas;
• inicia o emprego do “quem”.
c) Desenvolvimento socioemocional:
• reconhece expressões fisionômicas;
• reconhece a mãe em fotografias;
• compreende ordens negativas e proibições;
• necessita estar sempre ocupada;
• necessita muito da assistencia da mãe ou substituita;
• é negativista (gosta de ser do contra, ou recusar, protestar);
• começa a procurar um companheiro para brincar (a convivência com estranhos é útil par o seu desenvolvimento socioemocional).
A criança aos 3 anos:
a) Desenvolvimento físico e motor:
• continua aprendendo a coordenar os músculos maiores, por meio de atividades repetidas;
• sente prazer em correr e pular;
• no desenho, encontra-se na fase de rabiscação celular (começam a aparecer as primeiras formas circulares, ainda sem intenção definida);
• geralmente tem controle esfincteriano;
• pode agarrar bolas grandes com as duas mãos;
• pode construir uma torre de nove ou dez blocos;
• pode abotoar, mas não desabotoar.
b) Desenvolvimento cognitivo:
• começa a formar sentenças mais longas, com três ou quatro palavras;
• gosta de perguntar e repete constantemente as mesmas perguntas não só para confirmar as informações recebidas, como pelo prazer do diálogo;
• só ouve e compreende de fato o que lhe é dito diretamente;
• gosta de inventar nomes para pessoas e objetos;
• gosta de inventar histórias, que conta como verdadeiras, sem intenção de mentir;
• pode comparar tamanhos;
• começa a usar números com significado;
• começa a aprender cores e figuras;
• a duração da atenção depende do interesse na atividade;
• pode aprender semelhanças e diferenças;
• pode aprender a seguir ordens de dois passos (duas etapas);
• começa a entender direções (embaixo, em cima);
• interessa-se pelo funcionamento das coisas e como elas são usadas;
• começa a interessar-se por usar palavras que definem tempo (merenda, recreio, parquinho);
• pode falar até 10, embora só possa contar dois objetos;
• começa a enteder o significado de “mais”.
c) Desenvolvimento da linguagem oral:
• gosta de falar, usar palavras corretamente e relaciona palavras com ações;
• o vocabulário é geralmente de 750 palavras;
• entende e usa palavras abstratas, como em cima, embaixo, agora, depois;
• expressão comum: “Eu não sei”.
• ri muito;
• gosta de cantar;
• conversa com adultos, mas nem sempre está interessada em suas respostas;
• responde corretamente quando lhe perguntam sobre o que faz uma criança com fome, frio ou cansada.
• está mais aberta a falar palavras;
• gosta de elogios e aprovação;
• busca mais amizades com adultos e crianças, mas ainda gosta de brincar sozinha;
• torna-se perceptiva e reage a expressões de outros;
• começa a entender o significado de certo e errado;
• gosta de agir e fazer atividades de adultos (jogos dramáticos);
• mostra confiança e amor com palavras e ações;
• pode ter um companheiro de brincadeira imaginário – coisas imaginárias parecem ser bem reais;
• aparecem sentimentos de medo: cachorro, escuro, etc.
• não aceita alterações em suas rotinas, o que ocasiona conflito com outras crianças ou adultos;
• fala sozinha, praticando a linguagem e dando forma à imaginação;
• aparecem as dificuldades para a alimentação e o sono.

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