Dicas para alfabetizar

Diferenciar letras,símbolos e números
Atividades
●Elaborar 03 cartazes junto com eles e identificar cada um.

♫      ♣    ☻     @   ?
1    7      3    2
9       5      4
    N    s    q   Xu        j   H  i


● Confeccionar um cartaz com rótulos
Individualmente ou de 2 em 2 pedir para que os alunos procurem nele:
- um número                                       - um símbolo
- uma letra                                          - a sílaba em estudo
-a palavra em estudo
● que depois de encontradas  podem ser escritas no quadro.
● Escrever no quadro: letras, números,sílabas,palavras e pedir para que, individualmente, os alunos apaguem  aquilo que se pretende trabalhar com ele.
Letras parecidas
Perceber o funcionamento do sistema de escrita .
Entender que  apenas um grafema e um fonema  altera o significado da palavra.
Atividades  ( no quadro de giz)
● Se tirar o b da palavra bola que palavra vira?
● Se tirar a sílaba ba da palavra da palavra barata que palavra vira?
● Se trocar a primeira letra  da palavra bola  pela letra c que palavra vira?
● Adivinha
O que precisamos fazer para que o gato vire seu maior inimigo?
Resp. trocar a letra g pela letra r.
● Lista de palavras iniciadas com b.d,p.q.
Escrever, no quadro, nomes próprios, de história lidas , usar todas as oportunidades para trabalhar:
● letra inicial e final;
● quantidade de letra e sílaba.
Formar  frases
Atividades
● Entregar fichas com palavras recortadas e solicitar que os alunos montem as frases.
● Colar as fichas aleatoriamente no quadro, os alunos devem organizar a frase  e ditar para que a professora escreva no quadro.
Gênero textual
Trabalhar todos os dias :
● poema                                 
 ● convite                                 ● bilhete
● carta                                      ● piadas                               ● receita
● notícia                                   ● cartaz                                ● acróstico
● parlendas                              ● contos                               ● letra de música
Atividades diversas
● Construir dicionário ilustrado.
● Mural com exposição de moedas antigas para trabalhar Sistema Monetário.
Cédulas antigas
Brasil
Outros países





● Dominó vivo
Objetivo:relacionar a figura a  sua escrita, memorizar a escrita de palavras
Atividade
- Distribuir figuras para a metade da sala .
- Para a outra metade a escrita do nome das figuras.
As crianças devem encontrar seu par juntando a escrita com a figura.
Bingo numérico
 
Objetivo: Escrever, ler e memorizar numerais.
• Passar numerais no quadro;
• Ler os numerais;
• Pedir para que as crianças escolham alguns e copiem preenchendo sua cartela;
• Apagar os numerais do quadro e cantar o bingo.
Bingo de palavras


Objetivo: Escrever, ler e memorizar palavras .
• Passar palavras no quadro;
• Ler as palavras;
• Pedir para que cada criança copie algumas palavras  preenchendo sua cartela;
• Apagar as palavras do quadro e cantar o bingo.

Diferenciar letras,símbolos e números
Atividades
●Elaborar 03 cartazes junto com eles e identificar cada um.

♫      ♣    ☻     @   ?
1    7      3    2
9       5      4
    N    s    q   Xu        j   H  i


● Confeccionar um cartaz com rótulos
Individualmente ou de 2 em 2 pedir para que os alunos procurem nele:
- um número                                       - um símbolo
- uma letra                                          - a sílaba em estudo
-a palavra em estudo
● que depois de encontradas  podem ser escritas no quadro.
● Escrever no quadro: letras, números,sílabas,palavras e pedir para que, individualmente, os alunos apaguem  aquilo que se pretende trabalhar com ele.
Letras parecidas
Perceber o funcionamento do sistema de escrita .
Entender que  apenas um grafema e um fonema  altera o significado da palavra.
Atividades  ( no quadro de giz)
● Se tirar o b da palavra bola que palavra vira?
● Se tirar a sílaba ba da palavra da palavra barata que palavra vira?
● Se trocar a primeira letra  da palavra bola  pela letra c que palavra vira?
● Adivinha
O que precisamos fazer para que o gato vire seu maior inimigo?
Resp. trocar a letra g pela letra r.
● Lista de palavras iniciadas com b.d,p.q.
Escrever, no quadro, nomes próprios, de história lidas , usar todas as oportunidades para trabalhar:
● letra inicial e final;
● quantidade de letra e sílaba.
Formar  frases
Atividades
● Entregar fichas com palavras recortadas e solicitar que os alunos montem as frases.
● Colar as fichas aleatoriamente no quadro, os alunos devem organizar a frase  e ditar para que a professora escreva no quadro.
Gênero textual
Trabalhar todos os dias :
● poema                                 
 ● convite                                 ● bilhete
● carta                                      ● piadas                               ● receita
● notícia                                   ● cartaz                                ● acróstico
● parlendas                              ● contos                               ● letra de música
Atividades diversas
● Construir dicionário ilustrado.
● Mural com exposição de moedas antigas para trabalhar Sistema Monetário.
Cédulas antigas
Brasil
Outros países





● Dominó vivo
Objetivo:relacionar a figura a  sua escrita, memorizar a escrita de palavras
Atividade
- Distribuir figuras para a metade da sala .
- Para a outra metade a escrita do nome das figuras.
As crianças devem encontrar seu par juntando a escrita com a figura.
Bingo numérico
 
Objetivo: Escrever, ler e memorizar numerais.
• Passar numerais no quadro;
• Ler os numerais;
• Pedir para que as crianças escolham alguns e copiem preenchendo sua cartela;
• Apagar os numerais do quadro e cantar o bingo.
Bingo de palavras


Objetivo: Escrever, ler e memorizar palavras .
• Passar palavras no quadro;
• Ler as palavras;
• Pedir para que cada criança copie algumas palavras  preenchendo sua cartela;
• Apagar as palavras do quadro e cantar o bingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário