Parece dificílimo imaginar por onde começar, como conceituar. No entanto, Montessori (tanto quanto em outros assuntos) deixou tudo tão claro e fácil. Basta seguir seus passos.
Eu ainda estou seguindo cuidadosa e apaixonadamente cada um desses passos. É um caminho longo, porém delicioso de se percorrer. Principalmente para uma professora e mãe homeschooler como eu.
Sendo assim, preparei uma aula mais montessoriana possível para apresentar a Terra e suas partes, à minha filha!
Criei um globo sensorial, ou tátil. O original é vendido e é bem mais bonito. Este confeccionei de forma rudimentar, mas serviu para o objetivo final. Apresentar o globo terrestre e suas DUAS composições: TERRA e ÁGUA.
Como usar o Globo Tátil:
- Mostrar o material para a criança;
- Use as duas mãos para sentir o globo;
- Convide seu aluno/filho a fazer o mesmo;
- Quando a criança estiver tocando o globo, pergunte se a criança pode sentir o áspero e o liso.
- Passe dois dedos pelas áreas ásperas e depois diga à criança: "Esta área áspera representa a terra". Peça para criança sentir.
- Faça o mesmo coma área lisa "Esta área lisa representa a água ."
- Faça novamente, encontre uma outra área áspera e diga: "Esta é a terra”... depois faça o mesmo com a água.
- Prossiga para o 2 º passo, peça à criança para mostrar a terra e a água;
- 3 º passo, passe os dedos por uma das áreas, em seguida peça para a criança sentir e pergunte a ela se aquela área é lisa ou áspera.
- Para concluir dizemos à criança: "Este é o mundo e sobre o mundo temos terra e água".
Objetivos:
1. Dar à criança uma impressão sensorial do mundo;
2. Dar à criança uma sensação tátil do mundo;
3. Introduzir o "globo" a visão do mundo;
4. Introduzir as palavras "terra" e "água".
Fonte: Grupo Homeschooling Brasil
O grande objetivo aqui é o reconhecimento e distinção dos dois principais elementos que compõem o planeta.
O grande objetivo aqui é o reconhecimento e distinção dos dois principais elementos que compõem o planeta.
Para ilustrar melhor, traga para a aula os elementos água e terra e deixe que a criança
toque-os.
Em seguida, substituímos os termos:
TERRA por CONTINENTE
e
ÁGUA por OCEANO
E, a seguir, apresentaremos conceitos mais específicos.
Materiais usados na aula:
Globo Tátil
Potinhos com terra e água
Globo terrestre político.
Tintas verde e azul, para as atividades.
Ambiente preparado, para despertar o interesse da criança.
Atividades complementares:
Parece dificílimo imaginar por onde começar, como conceituar. No entanto, Montessori (tanto quanto em outros assuntos) deixou tudo tão claro e fácil. Basta seguir seus passos.
Eu ainda estou seguindo cuidadosa e apaixonadamente cada um desses passos. É um caminho longo, porém delicioso de se percorrer. Principalmente para uma professora e mãe homeschooler como eu.
Sendo assim, preparei uma aula mais montessoriana possível para apresentar a Terra e suas partes, à minha filha!
Criei um globo sensorial, ou tátil. O original é vendido e é bem mais bonito. Este confeccionei de forma rudimentar, mas serviu para o objetivo final. Apresentar o globo terrestre e suas DUAS composições: TERRA e ÁGUA.
Como usar o Globo Tátil:
- Mostrar o material para a criança;
- Use as duas mãos para sentir o globo;
- Convide seu aluno/filho a fazer o mesmo;
- Quando a criança estiver tocando o globo, pergunte se a criança pode sentir o áspero e o liso.
- Passe dois dedos pelas áreas ásperas e depois diga à criança: "Esta área áspera representa a terra". Peça para criança sentir.
- Faça o mesmo coma área lisa "Esta área lisa representa a água ."
- Faça novamente, encontre uma outra área áspera e diga: "Esta é a terra”... depois faça o mesmo com a água.
- Prossiga para o 2 º passo, peça à criança para mostrar a terra e a água;
- 3 º passo, passe os dedos por uma das áreas, em seguida peça para a criança sentir e pergunte a ela se aquela área é lisa ou áspera.
- Para concluir dizemos à criança: "Este é o mundo e sobre o mundo temos terra e água".
Objetivos:
1. Dar à criança uma impressão sensorial do mundo;
2. Dar à criança uma sensação tátil do mundo;
3. Introduzir o "globo" a visão do mundo;
4. Introduzir as palavras "terra" e "água".
Fonte: Grupo Homeschooling Brasil
O grande objetivo aqui é o reconhecimento e distinção dos dois principais elementos que compõem o planeta.
O grande objetivo aqui é o reconhecimento e distinção dos dois principais elementos que compõem o planeta.
Para ilustrar melhor, traga para a aula os elementos água e terra e deixe que a criança
toque-os.
Em seguida, substituímos os termos:
TERRA por CONTINENTE
e
ÁGUA por OCEANO
E, a seguir, apresentaremos conceitos mais específicos.
Materiais usados na aula:
Globo Tátil
Potinhos com terra e água
Globo terrestre político.
Tintas verde e azul, para as atividades.
Ambiente preparado, para despertar o interesse da criança.
Atividades complementares:
Nenhum comentário:
Postar um comentário