Introdução à Geografia (parte I) - Globo Terrestre


Como apresentar um tema tão amplo à criança? GEOGRAFIA. O estudo da Terra. O estudo das partes... da Terra. 
Parece dificílimo imaginar por onde começar, como conceituar. No entanto, Montessori (tanto quanto em outros assuntos) deixou tudo tão claro e fácil. Basta seguir seus passos.

Eu ainda estou seguindo cuidadosa e apaixonadamente cada um desses passos. É um caminho longo, porém delicioso de se percorrer. Principalmente para uma professora e mãe homeschooler como eu.
Sendo assim, preparei uma aula mais montessoriana possível para apresentar a Terra e suas partes, à minha filha!

Criei um globo sensorial, ou tátil. O original é vendido e é bem mais bonito. Este confeccionei de forma rudimentar, mas serviu para o objetivo final. Apresentar o globo terrestre e suas DUAS composições: TERRA e ÁGUA.

Como usar o Globo Tátil:
  1.  Mostrar o material para a criança;
  2.  Use as duas mãos para sentir o globo;
  3.  Convide seu aluno/filho a fazer o mesmo;
  4.  Quando a criança estiver tocando o globo, pergunte se a criança pode sentir o áspero e o liso.
  5.  Passe dois dedos pelas áreas ásperas e depois diga à criança: "Esta área áspera representa a terra". Peça para criança sentir.
  6.  Faça o mesmo coma área lisa "Esta área lisa representa a água ."
  7.  Faça novamente, encontre uma outra área áspera e diga: "Esta é a terra”... depois faça o mesmo com a água.
  8.  Prossiga para o 2 º passo, peça à criança para mostrar a terra e a água;
  9.  3 º passo, passe os dedos por uma das áreas, em seguida peça para a criança sentir e pergunte a ela se aquela área é lisa ou áspera.
  10.  Para concluir dizemos à criança: "Este é o mundo e sobre o mundo temos terra e água".


Objetivos:


1. Dar à criança uma impressão sensorial do mundo;


2. Dar à criança uma sensação tátil do mundo;

3. Introduzir o "globo" a visão do mundo;

4. Introduzir as palavras "terra" e "água".


Fonte: Grupo Homeschooling Brasil

O grande objetivo aqui é o reconhecimento e distinção dos dois principais elementos que compõem o planeta.
Para ilustrar melhor, traga para a aula os elementos água e terra e deixe que a criança
toque-os.

Em seguida, substituímos os termos:

TERRA por CONTINENTE
e
ÁGUA por OCEANO

 E, a seguir, apresentaremos conceitos mais específicos.

Materiais usados na aula:

Globo Tátil
Potinhos com terra e água 


Globo terrestre político.


Tintas verde e azul, para as atividades.


Ambiente preparado, para despertar o interesse da criança.


Atividades complementares:







Como apresentar um tema tão amplo à criança? GEOGRAFIA. O estudo da Terra. O estudo das partes... da Terra. 
Parece dificílimo imaginar por onde começar, como conceituar. No entanto, Montessori (tanto quanto em outros assuntos) deixou tudo tão claro e fácil. Basta seguir seus passos.

Eu ainda estou seguindo cuidadosa e apaixonadamente cada um desses passos. É um caminho longo, porém delicioso de se percorrer. Principalmente para uma professora e mãe homeschooler como eu.
Sendo assim, preparei uma aula mais montessoriana possível para apresentar a Terra e suas partes, à minha filha!

Criei um globo sensorial, ou tátil. O original é vendido e é bem mais bonito. Este confeccionei de forma rudimentar, mas serviu para o objetivo final. Apresentar o globo terrestre e suas DUAS composições: TERRA e ÁGUA.

Como usar o Globo Tátil:
  1.  Mostrar o material para a criança;
  2.  Use as duas mãos para sentir o globo;
  3.  Convide seu aluno/filho a fazer o mesmo;
  4.  Quando a criança estiver tocando o globo, pergunte se a criança pode sentir o áspero e o liso.
  5.  Passe dois dedos pelas áreas ásperas e depois diga à criança: "Esta área áspera representa a terra". Peça para criança sentir.
  6.  Faça o mesmo coma área lisa "Esta área lisa representa a água ."
  7.  Faça novamente, encontre uma outra área áspera e diga: "Esta é a terra”... depois faça o mesmo com a água.
  8.  Prossiga para o 2 º passo, peça à criança para mostrar a terra e a água;
  9.  3 º passo, passe os dedos por uma das áreas, em seguida peça para a criança sentir e pergunte a ela se aquela área é lisa ou áspera.
  10.  Para concluir dizemos à criança: "Este é o mundo e sobre o mundo temos terra e água".


Objetivos:


1. Dar à criança uma impressão sensorial do mundo;


2. Dar à criança uma sensação tátil do mundo;

3. Introduzir o "globo" a visão do mundo;

4. Introduzir as palavras "terra" e "água".


Fonte: Grupo Homeschooling Brasil

O grande objetivo aqui é o reconhecimento e distinção dos dois principais elementos que compõem o planeta.
Para ilustrar melhor, traga para a aula os elementos água e terra e deixe que a criança
toque-os.

Em seguida, substituímos os termos:

TERRA por CONTINENTE
e
ÁGUA por OCEANO

 E, a seguir, apresentaremos conceitos mais específicos.

Materiais usados na aula:

Globo Tátil
Potinhos com terra e água 


Globo terrestre político.


Tintas verde e azul, para as atividades.


Ambiente preparado, para despertar o interesse da criança.


Atividades complementares:







Nenhum comentário:

Postar um comentário