Introdução à Geografia (Parte III) - Continentes e Oceanos


Depois das duas primeiras aulas a criança já sabe que o mora no planeta Terra, que ele é esférico, que é composto principalmente por água e terra. Ela sabe também que pode representar esta Terra num papel. Então podemos apresentá-la as partes das partes. Mostrar que a parte de terra é dividida em partes específicas que recebem nomes diferentes. E o mesmo acontece com os oceanos.

Mostre o planisfério aos alunos e nomeie cada continente e cada oceano. É necessário que nesta primeira apresentação os continentes estejam preenchidos cada um com uma cor. Sem linhas limítrofes de países. O objetivo é visualizar as posições e as formas de cada continente. Aqui apresentei com as cores padronizadas por Montessori.

América do Norte ---> Laranja
América do Sul ---> Rosa
Europa ---> Vermelho
Ásia ---> Amarelo
África ---> Verde
Oceania ---> Marrom
Antártica ---> Branco

 Em seguida apresente um planisfério não-nomeado. Coloque a bandeirinha com o nome sobre o continente o qual representa. Repita em todos os continentes. Leia o nome; mostre o local e coloque a bandeirinha. Logo depois retire e peça a criança que faça sozinha o processo.


Faça da mesma forma agora com os oceanos. Lembrando de dizer que não há dois oceanos Pacíficos, mas que ele está desconectado pela representação.

Material usado na aula:
Plastifiquei os planisférios e sobre o não-nomeado colei velcro sobre os oceanos.
Atividades usadas na aula:






Depois das duas primeiras aulas a criança já sabe que o mora no planeta Terra, que ele é esférico, que é composto principalmente por água e terra. Ela sabe também que pode representar esta Terra num papel. Então podemos apresentá-la as partes das partes. Mostrar que a parte de terra é dividida em partes específicas que recebem nomes diferentes. E o mesmo acontece com os oceanos.

Mostre o planisfério aos alunos e nomeie cada continente e cada oceano. É necessário que nesta primeira apresentação os continentes estejam preenchidos cada um com uma cor. Sem linhas limítrofes de países. O objetivo é visualizar as posições e as formas de cada continente. Aqui apresentei com as cores padronizadas por Montessori.

América do Norte ---> Laranja
América do Sul ---> Rosa
Europa ---> Vermelho
Ásia ---> Amarelo
África ---> Verde
Oceania ---> Marrom
Antártica ---> Branco

 Em seguida apresente um planisfério não-nomeado. Coloque a bandeirinha com o nome sobre o continente o qual representa. Repita em todos os continentes. Leia o nome; mostre o local e coloque a bandeirinha. Logo depois retire e peça a criança que faça sozinha o processo.


Faça da mesma forma agora com os oceanos. Lembrando de dizer que não há dois oceanos Pacíficos, mas que ele está desconectado pela representação.

Material usado na aula:
Plastifiquei os planisférios e sobre o não-nomeado colei velcro sobre os oceanos.
Atividades usadas na aula:






Nenhum comentário:

Postar um comentário