LEITURA PELO PROFESSOR E RECONTO PELAS CRIANÇAS -
ORIENTAÇÕES PARA O PLANEJAMENTO DO PROFESSOR
(...)
A roda de leitura pelo professor e o reconto feito pelas próprias
crianças são situações didáticas distintas, que contribuem para
diferentes aprendizagens das crianças. Ao planejar, é importante
observar algumas orientações didáticas. Veja a seguir:
1. ANTES DE LER
*
Escolher um texto de boa qualidade literária, que ofereça um bom enredo
que subsidie as crianças para as atividades de ouvir histórias lidas e
que possa apoiar a atividade posterior de reconto;
*
Antecipar como acontecerá o trabalho de leitura e reconto, planejando
como fazê-lo, inclusive antecipando boas perguntas que podem ser feitas
para que a turma pense acerca da história ouvida e das formas de
recontá-la, apoiadas nas regras da narrativa da linguagem escrita (e não
da oral);
*
Comunicar e combinar com a turma as fases do trabalho de leitura e
reconto que acontecerá posteriormente, antecipando o que será realizado e
chamando as crianças a participação;
2. DURANTE A LEITURA
*
Ler o texto na íntegra, sem interromper a leitura para mostrar as
imagens: ela pode combinar com as crianças e mostrar as imagens antes ou
depois de ler a história;
*
É necessário que esta atividade de leitura envolva as crianças no
enredo da história, na forma que a professora utiliza a língua para ler e
dar significado a narrativa escolhida para o trabalho (de leitura e
reconto);
3. DEPOIS DE LER
*
Conversar com as crianças sobre a história ouvida: que parte da
história mais gostaram, como podem reconhecer esta parte da história no
livro, o que faz com que esta parte seja interessante, dentre outras
perguntas;
*
É importante que a professora seja orientada de que nem todas as
crianças precisam falar nesta roda. As falas podem ser socializadas e
problematizadas coletivamente;
*
Esta conversa não deve se transformar numa checagem dos conteúdos da
história como: enumerar nomes dos personagens, encadear corretamente os
fatos, mas se constituir num momento prazeroso de troca de impressões
sobre uma história ouvida através da leitura da professora.
Quanto
à atividade de reconto, é interessante notar o papel que ela cumpre na
apropriação da linguagem pela própria criança. A criança conta a
história, mas, ao fazer isso, procurando recuperar o texto tal como
aparece no livro, ela utiliza a linguagem escrita. Por esse motivo, a
proposta do reconto tem valor em si e não necessita ser sempre seguida
por um registro escrito (o ditado da história feito pela criança é
importante porque promove outras aprendizagens, mas não substitui o
reconto). Veja a seguir algumas orientações para o planejamento do
reconto pela criança:
1. ANTES DO RECONTO
* Realizar leituras de histórias para as crianças de acordo com asorientações do texto acima e de preferência muita vezes;
* Antecipar perguntas que podem ser feitas as crianças que apóiem o reconto da história lida pela professora;
*
Pensar em outros apoios ao reconto: o uso das imagens e textos do
próprio livro pelas crianças, a participação de uma ou várias crianças
no reconto, a chamada de atenção das crianças para os
marcadores da linguagem escrita presentes no texto, dentre outros.
2. DURANTE O RECONTO
* Retomar o texto com as crianças ( pode ser na sequência da roda após a leitura);
* Incentivar as crianças a retomarem oralmente o texto lido (pela memória);
*
Verificar se uma ou mais crianças farão o percurso do reconto e, sem
interromper a narrativa de cada criança, provocá-las a completarem suas
idéias;
*
Esta atividade não pode estender-se por muito tempo e pode ser repetida
se a professora tiver a intenção de reescrever a história a partir da
narrativa das crianças, atividade que mobiliza outros conhecimentos
acerca da linguagem escrita;
* Para tematizar esta prática e poder entendê-la melhor, pode-se filmá-la ou gravá-la;
3. DEPOIS DO RECONTO
*
Não há necessidade de escrever a história narrada pelas crianças, a não
ser que a finalidade do reconte seja reescrever a história (com a
professora como escriba);
*
Repensar o papel da ilustração de trechos da história como apoio a
atividade de reconto: como desenhar a história ajuda acriança a pensarem
nos conteúdos da linguagem escrita?
* Rever ou ouvir com as crianças as gravações realizadas e compará-las com nova leitura do texto.
A ORGANIZAÇÃO DO TEMPO DE LER E RECONTAR
Um
dos principais objetivos da roda de histórias é construir familiaridade
das crianças com os livros e a leitura. Por isso, a leitura em voz alta
que é feita pelo professor na roda de história, é uma atividade
permanente na rotina da educação infantil. A indicação dos livros
favoritos também pode ocupar esse espaço, com periodicidade semanal, por
exemplo, marcando o dia de emprestar e devolver os livros da biblioteca
de sala. A organização de um painel coletivo é uma dica interessante
para promover a troca de todas as crianças que participam da comunidade
leitora daquela U.E. Já o reconto, pode ser proposto como parte de uma
seqüência didática em que todas as crianças da turma possam se envolver
com as histórias e se posicionar de diferentes maneiras, ora como
ouvinte, ora como leitor. Pode, ainda, ser um projeto maior, envolvendo a
produção de um encontro de leitores em diversas rodas o que vai exigir
das crianças a resolução
de
diversos problemas: a eleição dos livros favoritos da comunidade; a
leitura e o estudo dos livros que serão recontados; a programação de
convites, da programação e dos cartazes do evento etc. Todas essas
atividades envolvem as crianças nas diferentes práticas da nossa língua.
A QUALIDADE DO MATERIAL GRÁFICO APRESENTADO ÀS
CRIANÇAS
É
preciso cuidar do material que se vai expor ao grupo: o texto que é
apresentado às crianças faz diferença na qualidade da leitura que elas
poderão realizar. Como elas poderão antecipar significados a partir de
imagens infantilizadas e empobrecidas que não ampliam o que vão aprender
e, muitas vezes, reforçam enganos e idéias preconceituosas ou
estereotipadas?
É
importante escolher textos que possibilitem às crianças uma primeira
leitura, antecipando-se ao professor. O professor pode decidir como usar
os materiais que ele possui na escola. É possível, por exemplo:
* levantar os vários livros que tratam da mesma história;
* ler versões diferentes do mesmo conto justamente para notar a diferença de linguagem, para apreciar o texto bem escrito;
*
fazer rodadas de leitura crítica, recomendando ou não os livros que a
turma mais gosta para o restante da sala ou para outras crianças da
escola.
Desse
modo, ele vai ampliando suas expectativas de formação dos leitores de
sua turma, criando contextos cada vez menos artificiais para essa
instigante tarefa.
(Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens e orientações didaticas p. 89)
* fonte: Cadernos da Rede , PMSP
LEITURA PELO PROFESSOR E RECONTO PELAS CRIANÇAS -
ORIENTAÇÕES PARA O PLANEJAMENTO DO PROFESSOR
(...)
A roda de leitura pelo professor e o reconto feito pelas próprias
crianças são situações didáticas distintas, que contribuem para
diferentes aprendizagens das crianças. Ao planejar, é importante
observar algumas orientações didáticas. Veja a seguir:
1. ANTES DE LER
*
Escolher um texto de boa qualidade literária, que ofereça um bom enredo
que subsidie as crianças para as atividades de ouvir histórias lidas e
que possa apoiar a atividade posterior de reconto;
*
Antecipar como acontecerá o trabalho de leitura e reconto, planejando
como fazê-lo, inclusive antecipando boas perguntas que podem ser feitas
para que a turma pense acerca da história ouvida e das formas de
recontá-la, apoiadas nas regras da narrativa da linguagem escrita (e não
da oral);
*
Comunicar e combinar com a turma as fases do trabalho de leitura e
reconto que acontecerá posteriormente, antecipando o que será realizado e
chamando as crianças a participação;
2. DURANTE A LEITURA
*
Ler o texto na íntegra, sem interromper a leitura para mostrar as
imagens: ela pode combinar com as crianças e mostrar as imagens antes ou
depois de ler a história;
*
É necessário que esta atividade de leitura envolva as crianças no
enredo da história, na forma que a professora utiliza a língua para ler e
dar significado a narrativa escolhida para o trabalho (de leitura e
reconto);
3. DEPOIS DE LER
*
Conversar com as crianças sobre a história ouvida: que parte da
história mais gostaram, como podem reconhecer esta parte da história no
livro, o que faz com que esta parte seja interessante, dentre outras
perguntas;
*
É importante que a professora seja orientada de que nem todas as
crianças precisam falar nesta roda. As falas podem ser socializadas e
problematizadas coletivamente;
*
Esta conversa não deve se transformar numa checagem dos conteúdos da
história como: enumerar nomes dos personagens, encadear corretamente os
fatos, mas se constituir num momento prazeroso de troca de impressões
sobre uma história ouvida através da leitura da professora.
Quanto
à atividade de reconto, é interessante notar o papel que ela cumpre na
apropriação da linguagem pela própria criança. A criança conta a
história, mas, ao fazer isso, procurando recuperar o texto tal como
aparece no livro, ela utiliza a linguagem escrita. Por esse motivo, a
proposta do reconto tem valor em si e não necessita ser sempre seguida
por um registro escrito (o ditado da história feito pela criança é
importante porque promove outras aprendizagens, mas não substitui o
reconto). Veja a seguir algumas orientações para o planejamento do
reconto pela criança:
1. ANTES DO RECONTO
* Realizar leituras de histórias para as crianças de acordo com asorientações do texto acima e de preferência muita vezes;
* Antecipar perguntas que podem ser feitas as crianças que apóiem o reconto da história lida pela professora;
*
Pensar em outros apoios ao reconto: o uso das imagens e textos do
próprio livro pelas crianças, a participação de uma ou várias crianças
no reconto, a chamada de atenção das crianças para os
marcadores da linguagem escrita presentes no texto, dentre outros.
2. DURANTE O RECONTO
* Retomar o texto com as crianças ( pode ser na sequência da roda após a leitura);
* Incentivar as crianças a retomarem oralmente o texto lido (pela memória);
*
Verificar se uma ou mais crianças farão o percurso do reconto e, sem
interromper a narrativa de cada criança, provocá-las a completarem suas
idéias;
*
Esta atividade não pode estender-se por muito tempo e pode ser repetida
se a professora tiver a intenção de reescrever a história a partir da
narrativa das crianças, atividade que mobiliza outros conhecimentos
acerca da linguagem escrita;
* Para tematizar esta prática e poder entendê-la melhor, pode-se filmá-la ou gravá-la;
3. DEPOIS DO RECONTO
*
Não há necessidade de escrever a história narrada pelas crianças, a não
ser que a finalidade do reconte seja reescrever a história (com a
professora como escriba);
*
Repensar o papel da ilustração de trechos da história como apoio a
atividade de reconto: como desenhar a história ajuda acriança a pensarem
nos conteúdos da linguagem escrita?
* Rever ou ouvir com as crianças as gravações realizadas e compará-las com nova leitura do texto.
A ORGANIZAÇÃO DO TEMPO DE LER E RECONTAR
Um
dos principais objetivos da roda de histórias é construir familiaridade
das crianças com os livros e a leitura. Por isso, a leitura em voz alta
que é feita pelo professor na roda de história, é uma atividade
permanente na rotina da educação infantil. A indicação dos livros
favoritos também pode ocupar esse espaço, com periodicidade semanal, por
exemplo, marcando o dia de emprestar e devolver os livros da biblioteca
de sala. A organização de um painel coletivo é uma dica interessante
para promover a troca de todas as crianças que participam da comunidade
leitora daquela U.E. Já o reconto, pode ser proposto como parte de uma
seqüência didática em que todas as crianças da turma possam se envolver
com as histórias e se posicionar de diferentes maneiras, ora como
ouvinte, ora como leitor. Pode, ainda, ser um projeto maior, envolvendo a
produção de um encontro de leitores em diversas rodas o que vai exigir
das crianças a resolução
de
diversos problemas: a eleição dos livros favoritos da comunidade; a
leitura e o estudo dos livros que serão recontados; a programação de
convites, da programação e dos cartazes do evento etc. Todas essas
atividades envolvem as crianças nas diferentes práticas da nossa língua.
A QUALIDADE DO MATERIAL GRÁFICO APRESENTADO ÀS
CRIANÇAS
É
preciso cuidar do material que se vai expor ao grupo: o texto que é
apresentado às crianças faz diferença na qualidade da leitura que elas
poderão realizar. Como elas poderão antecipar significados a partir de
imagens infantilizadas e empobrecidas que não ampliam o que vão aprender
e, muitas vezes, reforçam enganos e idéias preconceituosas ou
estereotipadas?
É
importante escolher textos que possibilitem às crianças uma primeira
leitura, antecipando-se ao professor. O professor pode decidir como usar
os materiais que ele possui na escola. É possível, por exemplo:
* levantar os vários livros que tratam da mesma história;
* ler versões diferentes do mesmo conto justamente para notar a diferença de linguagem, para apreciar o texto bem escrito;
*
fazer rodadas de leitura crítica, recomendando ou não os livros que a
turma mais gosta para o restante da sala ou para outras crianças da
escola.
Desse
modo, ele vai ampliando suas expectativas de formação dos leitores de
sua turma, criando contextos cada vez menos artificiais para essa
instigante tarefa.
(Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens e orientações didaticas p. 89)
* fonte: Cadernos da Rede , PMSP
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