Com
as 26 letras do alfabeto podemos escrever todas as palavras da língua
portuguesa. A importância da aprendizagem do alfabeto está, sobretudo,
na necessidade de o aluno identificar e saber o nome das letras. Além
disso, um conhecimento básico a ser trabalhado nesse momento é a regra
geral de que o nome de cada letra tem relação com pelo menos um dos “sons” da fala que ela pode representar na escrita.
Essa relação entre nome de letras e sons é observada na maioria
dos casos (a, bê, cê, dê, efe, etc.); as exceções são poucas e de uso
menos frequente (h, y, w, por exemplo).
Consequentemente, o domínio do nome das letras pode auxiliar na leitura, na compreensão da grafia das palavras.
Isso significa que o professor deve apresentar aos alunos o
alfabeto e promover situações que lhes possibilitem a descoberta de que
se trata de um conjunto estável de símbolos - as letras, sejam
consoantes ou vogais - cujo nome foi criado para indicar um dos fonemas
que cada uma delas pode representar na escrita, representando o som das
palavras que falamos. É bom que o estudo do alfabeto se faça com a
apresentação de todas as 26 letras, preferencialmente seguindo a ordem
alfabética, visto que muitos dos nossos escritos se organizam pela ordem
alfabética.
É importante que todas as letras estejam visíveis na sala de
aula, para que os alunos, sempre que for necessário, tenham um modelo
para consultar. Esse é mais um exemplo de como trabalhar simultaneamente
na direção da alfabetização e do letramento.
Conhecer o alfabeto implica, ainda, que o aluno compreenda que as
letras variam na forma gráfica e no valor posicional. As variações
gráficas seguem padrões estéticos, mas são também controladas pelo valor
funcional que as letras têm. As letras desempenham uma determinada
função no sistema, que é a de preencher um determinado lugar na escrita
das palavras. Portanto, é preciso conhecer a categorização das letras,
tanto no seu aspecto gráfico, quanto no seu aspecto funcional (quais
letras devem ser usadas para escrever determinadas palavras e em que
ordem). Apesar das diferentes formas gráficas das letras em nosso
alfabeto (maiúsculas, minúsculas, impressa, cursiva), uma letra
permanece a mesma porque exerce a mesma função no sistema de escrita, ou
seja, é sempre usada da maneira exigida pela ortografia das palavras.
Dizendo de outra maneira: mesmo variando graficamente, as letras têm valores funcionais fixados pela história do alfabeto e, principalmente, pela organização das palavras em cada língua.
Uma das implicações do princípio de identidade funcional das
letras para o processo de alfabetização é que o aluno precisa aprender
que não pode escrever qualquer letra em qualquer posição numa palavra,
porque as letras representam fonemas, os quais aparecem em posições
determinadas nas palavras.
É bom ressaltar que conhecer o alfabeto representa desenvolver
capacidades específicas, conforme se trate de ler ou de escrever. Para
ler, é indispensável a capacidade perceptiva que possibilita identificar
cada letra, distinguindo umas das outras. Para escrever, além da
acuidade perceptiva, é necessária a capacidade motora de saber grafar
devidamente cada letra.
Embora a unidade foco do alfabeto seja a letra, podem ser
propostas atividades em que as letras sejam situadas em sílabas, em
palavras e em textos. Por exemplo, diante de textos lidos - mesmo que
pelo professor - os alunos podem se deter no reconhecimento das letras e
de sua posição, distribuição e função nas palavras. Do mesmo modo, na
tentativa de escrever - mesmo que textos simples como etiquetas,
crachás, listas - os alunos poderão operar direta e produtivamente com
diferentes tipos e funções das letras. Essa sugestão mostra uma das
maneiras de trabalhar simultaneamente um conhecimento específico do
domínio do código escrito com conhecimentos relacionados à inserção no
mundo letrado (isto é, conhecimentos que incrementam o grau de
letramento do aluno), como emprego útil da escrita em textos que fazem
sentido para a criança.
Fonte de pesquisa: Pró-Letramento, Fascículo 1 - Capacidades Linguísticas: Alfabetização e Letramento
Com
as 26 letras do alfabeto podemos escrever todas as palavras da língua
portuguesa. A importância da aprendizagem do alfabeto está, sobretudo,
na necessidade de o aluno identificar e saber o nome das letras. Além
disso, um conhecimento básico a ser trabalhado nesse momento é a regra
geral de que o nome de cada letra tem relação com pelo menos um dos “sons” da fala que ela pode representar na escrita.
Essa relação entre nome de letras e sons é observada na maioria
dos casos (a, bê, cê, dê, efe, etc.); as exceções são poucas e de uso
menos frequente (h, y, w, por exemplo).
Consequentemente, o domínio do nome das letras pode auxiliar na leitura, na compreensão da grafia das palavras.
Isso significa que o professor deve apresentar aos alunos o
alfabeto e promover situações que lhes possibilitem a descoberta de que
se trata de um conjunto estável de símbolos - as letras, sejam
consoantes ou vogais - cujo nome foi criado para indicar um dos fonemas
que cada uma delas pode representar na escrita, representando o som das
palavras que falamos. É bom que o estudo do alfabeto se faça com a
apresentação de todas as 26 letras, preferencialmente seguindo a ordem
alfabética, visto que muitos dos nossos escritos se organizam pela ordem
alfabética.
É importante que todas as letras estejam visíveis na sala de
aula, para que os alunos, sempre que for necessário, tenham um modelo
para consultar. Esse é mais um exemplo de como trabalhar simultaneamente
na direção da alfabetização e do letramento.
Conhecer o alfabeto implica, ainda, que o aluno compreenda que as
letras variam na forma gráfica e no valor posicional. As variações
gráficas seguem padrões estéticos, mas são também controladas pelo valor
funcional que as letras têm. As letras desempenham uma determinada
função no sistema, que é a de preencher um determinado lugar na escrita
das palavras. Portanto, é preciso conhecer a categorização das letras,
tanto no seu aspecto gráfico, quanto no seu aspecto funcional (quais
letras devem ser usadas para escrever determinadas palavras e em que
ordem). Apesar das diferentes formas gráficas das letras em nosso
alfabeto (maiúsculas, minúsculas, impressa, cursiva), uma letra
permanece a mesma porque exerce a mesma função no sistema de escrita, ou
seja, é sempre usada da maneira exigida pela ortografia das palavras.
Dizendo de outra maneira: mesmo variando graficamente, as letras têm valores funcionais fixados pela história do alfabeto e, principalmente, pela organização das palavras em cada língua.
Uma das implicações do princípio de identidade funcional das
letras para o processo de alfabetização é que o aluno precisa aprender
que não pode escrever qualquer letra em qualquer posição numa palavra,
porque as letras representam fonemas, os quais aparecem em posições
determinadas nas palavras.
É bom ressaltar que conhecer o alfabeto representa desenvolver
capacidades específicas, conforme se trate de ler ou de escrever. Para
ler, é indispensável a capacidade perceptiva que possibilita identificar
cada letra, distinguindo umas das outras. Para escrever, além da
acuidade perceptiva, é necessária a capacidade motora de saber grafar
devidamente cada letra.
Embora a unidade foco do alfabeto seja a letra, podem ser
propostas atividades em que as letras sejam situadas em sílabas, em
palavras e em textos. Por exemplo, diante de textos lidos - mesmo que
pelo professor - os alunos podem se deter no reconhecimento das letras e
de sua posição, distribuição e função nas palavras. Do mesmo modo, na
tentativa de escrever - mesmo que textos simples como etiquetas,
crachás, listas - os alunos poderão operar direta e produtivamente com
diferentes tipos e funções das letras. Essa sugestão mostra uma das
maneiras de trabalhar simultaneamente um conhecimento específico do
domínio do código escrito com conhecimentos relacionados à inserção no
mundo letrado (isto é, conhecimentos que incrementam o grau de
letramento do aluno), como emprego útil da escrita em textos que fazem
sentido para a criança.
Fonte de pesquisa: Pró-Letramento, Fascículo 1 - Capacidades Linguísticas: Alfabetização e Letramento
Nenhum comentário:
Postar um comentário