O
ambiente escolar é o local para a criança experimentar pela primeira
vez como é viver em sociedade, sem ter os pais ou responsáveis como as
figuras que atendem e resolvem as vontades e dificuldades. É nesse
período em que os pequenos aprendem a lidar com as diferenças e a
respeitá-las. Mas, além disso, é também o momento em que percebem que
existem outras estratégias para satisfazer suas necessidades, como
agressões, xingamentos, mordidas e choros. Lidar com esse tipo de
comportamento pode parecer difícil, mas é por meio de tais sinais que é
possível estabelecer a boa convivência e o respeito às regras.
Não importa a idade, as regras e os limites fazem parte da sociedade e desde cedo devemos aprender a conviver com as mesmas.
Saber
que o seu direito termina onde começa o direito do outro, aprender a
lidar com as diferenças e a resolver seus conflitos é uma constante na
vida, seja em que etapa dela se vive.
Por
isso, as crianças, desde bem pequenas, devem aprender a conviver com os
combinados, os limites, pois não há como passar uma vida fazendo tudo
como se quer, na hora que se quer, do jeito que se quer, com as pessoas
que se quer.
Os combinados da turma
Fazer
combinados não significa apenas captar a opinião dos alunos e construir
um cartaz bonito com as responsabilidades do grupo. Significa também
uma mudança de postura por parte do educador. O professor precisa
abandonar os velhos métodos autoritários e se propor a construir uma
relação afetiva com sua turma. Precisa estar disposto a ouvir, a
respeitar cada criança, a conquistar a confiança da turma. Precisa
estabelecer limites justos, que ajudem a criança a se desenvolver
moralmente, em vez de causar apenas humilhação e revolta. Agindo assim,
normalmente o professor leva mais tempo para conquistar o respeito da
turma, porém, quando essa conquista ocorre ela é permanente, pois o
professor atinge uma autoridade que não se baseia apenas no medo, mas
numa verdadeira relação de confiança e admiração pelo mestre. Quando
educamos as crianças para se comportar bem em função do medo de receber
punição, corremos o risco de formar pessoas capazes de obedecer quando
são vigiadas, mas que agem de forma anti-ética quando "ninguém está
olhando". Os combinados ajudam a criar uma cidadania autêntica e não
apenas um jogo de hipocrisia social onde o que vale é a aparência de
bondade.
A
sala de aula é um reflexo da bagagem que o aluno traz de casa. Se uns
não dão trabalho, sabem se comportar e ter disciplina, outros acreditam
que estão na própria sala de estar, onde fazem o que querem. Por isso, é
importante estabelecer regras desde o primeiro dia, para evitar a
indisciplina.
O
ambiente de uma sala de aula de Educação Infantil deve ser agradável e
prazeroso, de maneira que promova relações estimuladoras de
desenvolvimento da criança com o professor, com os estudos, com outras
crianças e com as regras.
A maneira de conduzir a relação entre os alunos, interagir com eles e propor as atividades interfere na aprendizagem.
Algumas orientações para a construção dos combinados:
- A atividade de construção de regras deve acontecer na primeira semana de aula.
- O professor não deve chegar à sala de aula com as regras já prontas, escritas em papel pardo e apresentar às crianças.
-
Faça uma roda com os alunos para que todos possam olhar uns aos outros.
Cada criança é orientada a falar o que acha que deve ser permitido ou
não na escola, e a professora faz a mediação dos comentários.
-
As regras devem ser construídas coletivamente, para que todos discutam e
se sintam responsáveis por elas. Detalhe! Todas as crianças têm o
direito de opinar e devem ser incentivadas a isso.
- As regras devem ser fixadas na sala de aula, em lugar visível a todos os alunos.
-
Não basta construir as regras. Devem ser retomadas, periodicamente,
para que as crianças aprendam a avaliar o que foi combinado e o que está
ou não acontecendo.
-
Os professores devem destacar as regras que estão sendo cumpridas,
elogiar a turma e levá-la a refletir sobre “o que faz com que essas
regras sejam cumpridas”?
-
Levantar as regras que não estão sendo cumpridas de modo geral e também
levá-la a refletir sobre “o que faz com que essas regras não estejam
sendo cumpridas”?
O
professor sai da condição de tutor das regras e oferece aos alunos a
responsabilidade da resolução como mediador, relembrando-os de que, o
que vale para um vale para todos aqueles que, por ventura, também
burlarem tal combinado. A consequência do não cumprimento do combinado é
igual para todos.
Para
além da disciplina e da punição, os combinados ou regras, devem
centrar-se em estratégias de negociação, de apoio à construção de
convicções acerca do relacionamento interpessoal.
Mais
do que apresentar regras para as crianças, o importante é perceber a
elaboração mental que cada criança faz como são internalizadas, que
impacto existe em suas vidas, que significado e importância possuem.
Disciplina é um valor que deve ser cultivado
O
ambiente escolar é o local para a criança experimentar pela primeira
vez como é viver em sociedade, sem ter os pais ou responsáveis como as
figuras que atendem e resolvem as vontades e dificuldades. É nesse
período em que os pequenos aprendem a lidar com as diferenças e a
respeitá-las. Mas, além disso, é também o momento em que percebem que
existem outras estratégias para satisfazer suas necessidades, como
agressões, xingamentos, mordidas e choros. Lidar com esse tipo de
comportamento pode parecer difícil, mas é por meio de tais sinais que é
possível estabelecer a boa convivência e o respeito às regras.
Não importa a idade, as regras e os limites fazem parte da sociedade e desde cedo devemos aprender a conviver com as mesmas.
Saber
que o seu direito termina onde começa o direito do outro, aprender a
lidar com as diferenças e a resolver seus conflitos é uma constante na
vida, seja em que etapa dela se vive.
Por
isso, as crianças, desde bem pequenas, devem aprender a conviver com os
combinados, os limites, pois não há como passar uma vida fazendo tudo
como se quer, na hora que se quer, do jeito que se quer, com as pessoas
que se quer.
Os combinados da turma
Fazer
combinados não significa apenas captar a opinião dos alunos e construir
um cartaz bonito com as responsabilidades do grupo. Significa também
uma mudança de postura por parte do educador. O professor precisa
abandonar os velhos métodos autoritários e se propor a construir uma
relação afetiva com sua turma. Precisa estar disposto a ouvir, a
respeitar cada criança, a conquistar a confiança da turma. Precisa
estabelecer limites justos, que ajudem a criança a se desenvolver
moralmente, em vez de causar apenas humilhação e revolta. Agindo assim,
normalmente o professor leva mais tempo para conquistar o respeito da
turma, porém, quando essa conquista ocorre ela é permanente, pois o
professor atinge uma autoridade que não se baseia apenas no medo, mas
numa verdadeira relação de confiança e admiração pelo mestre. Quando
educamos as crianças para se comportar bem em função do medo de receber
punição, corremos o risco de formar pessoas capazes de obedecer quando
são vigiadas, mas que agem de forma anti-ética quando "ninguém está
olhando". Os combinados ajudam a criar uma cidadania autêntica e não
apenas um jogo de hipocrisia social onde o que vale é a aparência de
bondade.
A
sala de aula é um reflexo da bagagem que o aluno traz de casa. Se uns
não dão trabalho, sabem se comportar e ter disciplina, outros acreditam
que estão na própria sala de estar, onde fazem o que querem. Por isso, é
importante estabelecer regras desde o primeiro dia, para evitar a
indisciplina.
O
ambiente de uma sala de aula de Educação Infantil deve ser agradável e
prazeroso, de maneira que promova relações estimuladoras de
desenvolvimento da criança com o professor, com os estudos, com outras
crianças e com as regras.
A maneira de conduzir a relação entre os alunos, interagir com eles e propor as atividades interfere na aprendizagem.
Algumas orientações para a construção dos combinados:
- A atividade de construção de regras deve acontecer na primeira semana de aula.
- O professor não deve chegar à sala de aula com as regras já prontas, escritas em papel pardo e apresentar às crianças.
-
Faça uma roda com os alunos para que todos possam olhar uns aos outros.
Cada criança é orientada a falar o que acha que deve ser permitido ou
não na escola, e a professora faz a mediação dos comentários.
-
As regras devem ser construídas coletivamente, para que todos discutam e
se sintam responsáveis por elas. Detalhe! Todas as crianças têm o
direito de opinar e devem ser incentivadas a isso.
- As regras devem ser fixadas na sala de aula, em lugar visível a todos os alunos.
-
Não basta construir as regras. Devem ser retomadas, periodicamente,
para que as crianças aprendam a avaliar o que foi combinado e o que está
ou não acontecendo.
-
Os professores devem destacar as regras que estão sendo cumpridas,
elogiar a turma e levá-la a refletir sobre “o que faz com que essas
regras sejam cumpridas”?
-
Levantar as regras que não estão sendo cumpridas de modo geral e também
levá-la a refletir sobre “o que faz com que essas regras não estejam
sendo cumpridas”?
O
professor sai da condição de tutor das regras e oferece aos alunos a
responsabilidade da resolução como mediador, relembrando-os de que, o
que vale para um vale para todos aqueles que, por ventura, também
burlarem tal combinado. A consequência do não cumprimento do combinado é
igual para todos.
Para
além da disciplina e da punição, os combinados ou regras, devem
centrar-se em estratégias de negociação, de apoio à construção de
convicções acerca do relacionamento interpessoal.
Mais
do que apresentar regras para as crianças, o importante é perceber a
elaboração mental que cada criança faz como são internalizadas, que
impacto existe em suas vidas, que significado e importância possuem.
Disciplina é um valor que deve ser cultivado
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